loggado
Carregando...

Especial | As 12 melhores séries de 2016


Fim de ano chegou, você já deve ter escutado em algum lugar a música natalina da Simone e os preparativos para as festas estão a todo vapor. Dezembro também é o mês de fazermos aquelas famosas listinhas com tudo o que tivemos de melhor durante o ano. E aqui não é diferente!! Nosso time se reuniu para votar nas melhores séries de 2016.

Você deve estar se perguntando o motivo de escolhermos 12 séries, pois geralmente essas listas possuem dez itens. Antes de explicar, já lhe digo que não, não significa que é uma série representando cada mês do ano!! O motivo é simples: como nós decidimos juntar as veteranas e as novatas em uma lista só, houve muitos empates. Na décima posição foram três séries empatadas!! E aí seria injusto escolher apenas uma, então por isso a lista tem 12!!

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa! Ahhh, e essa lista não foi patrocinada pela Netflix, hein!! rsrs


1º LUGAR

Por José Guilherme

Em 2016, a Netflix entregou na forma de Stranger Things o melhor dos presentes para quem cresceu vendo Os Goonies, Conta Comigo, Os Garotos Perdidos e qualquer um dos exemplares de aventura coming of age sci-fi da década de 1980. Construída em torno de um mistério envolvendo uma criatura, uma conspiração governamental, uma jovem com superpoderes e a amizade entre um grupo de crianças, a série viralizou com uma força assustadora e ainda neste ano já colhe seus primeiros frutos ao figurar nas listas das principais premiações especializadas. Emocionante do início ao fim, Stranger Things é um pacote de nostalgia estofado com uma paixão louvável pelos seus criadores, os Duffer Brothers. Trazendo um retorno surpreendente da querida Winona Ryder e revelando nomes como o da apaixonante Millie Bobby Brown e do divertidíssimo Gaten Matarazzo, a série ainda tem no selo Netfllix a garantia de uma produção que em nada fica devendo aos canais de TV fechada no quesito direção de arte. Fácil a melhor estreia do serviço de streaming este ano e, sem dúvidas, uma das melhores no escopo geral de lançamentos. Stranger Things veio para ficar um bom tempo nos nossos corações.


2º LUGAR

Por Darlan Generoso

A primeira série brasileira da Netflix deu o que falar este ano e, sem dúvidas, se consolidou como uma das histórias mais promissoras e interessantes de se acompanhar. Nela acompanhamos o processo liderado pelo misterioso Ezequiel, que seleciona apenas 3% dos candidatos para uma vida melhor em um lugar "paradisíaco" denominado Maralto. Os candidatos são jovens de 20 anos que vivem em um Brasil distópico num local que chamam de Continente, onde falta água, comida e itens básicos de sobrevivência. É nesse processo que conhecemos e acompanhamos a história de cinco jovens candidatos: Marco, o jovem privilegiado que foi criado para ir ao Maralto, visto que toda a sua família, segundo ele, já está lá; Michele, órfã misteriosa que possui intenções conflitantes em relação ao processo; Fernando, cadeirante criado pelo pai com o objetivo de passar no processo e se submeter às tecnologias de lá para até mesmo um dia voltar a andar; e os dois personagens mais cativantes e interessantes da história, Rafael e Joana, sobre os quais não falarei muito, pois a trama de ambos merece ser apreciada sem spoilers. A série merece ser assistida principalmente por se tratar de uma trama sci-fi 100% brasileira, com histórias surpreendentes, personagens interessantes e um roteiro redondo que flui bem ao longo de seus oito episódios. Quem gosta de desenvolvimento de personagens tem grande chances de se apaixonar pela série e vir fazer parte da #Familia3porcento. Não deixe de conferir.


3º LUGAR

Por Rafael Crempe

The People v. O.J. Simpson: American Crime Story veio como a nova série de Ryan Murphy para o FX em um momento no qual esse nome estava associado à temporadas ruins em American Horror Story. Com a premissa de recontar crimes reais ocorridos nos Estados Unidos, a série traz um elenco de peso para mostrar um momento interessantíssimo dos anos 1990 no país. Quando o famoso jogador de futebol americano O.J. Simpson foi acusado de assassinar a ex-mulher e seu suposto amante, vemos a série retratar todo o seu julgamento, desde sua icônica fuga de carro até a absolvição. Destaque para as atuações de Sarah Paulson, que interpreta Marcia Clark, e Cuba Gooding Jr. com seu O.J., ambos deram um show ao retratar tão bem pessoas reais e ao mostrar fielmente as emoções vividas em um país dividido por crimes raciais num momento bastante instável da história recente dos Estados Unidos.


4º LUGAR

Por Vinícius Parra

Game of Thrones aparece listada como uma das melhores séries desde que começou, e o motivo para isso é bem simples: de fato, ela merece. Por ser uma ótima adaptação de uma ótima série de livros, GoT decepcionou pouquíssimas vezes, mantendo uma qualidade bem alta ao longo de todos os seus anos. Agora em sua sexta temporada, e a primeira a se adiantar em relação aos livros, a qualidade foi mantida. Talvez com medo de errar, ou talvez porque é bom ter um pouco de calma antes da tempestade, esse foi o ano mais feliz da série no geral, com vários arcos tendo finais positivos para os personagens centrais. É verdade que isso pode soar como fan service, mas tudo se encaixou tão bem que é difícil alegar que alegrar os fãs tenha sido o intento principal. Mas além da qualidade individual de cada episódio e de cada arco encerrado, o principal é que essa temporada preparou o cenário para a batalha final pelo Trono de Ferro, que é o que todos querem ver. Por ter alcançado um nível de qualidade superior a quase tudo o que se tem na televisão e por estar prometendo ainda mais para o futuro, Game of Thrones com certeza se destacou como uma das melhores séries de 2016.


5º LUGAR

Por Joana Pais

Westworld acabou de estrear e já polemizou muito com seus plots incríveis. Para quem ainda não assistiu, indico bastante, mesmo se você não é só um fã de sci-fi ou western, mas também de produções bem escritas que te fazem teorizar o mínimo detalhe, como o próprio nome da série e dos personagens. Westworld é o nome de um parque temático criado num ambiente de velho oeste e com robôs como atrações. Lá, os clientes podem viver storylines diversas e seguras, já que o mundo fora do parque aparentemente foi destruído e o que sobrou é horrível (não é muito bem explicado até agora o que aconteceu). As coisas começam a mudar quando os robôs, chamados de anfitriões na série, começam a ter memórias, sentimentos e desejos de se reencontrar com a verdade sobre si mesmos e, mais para frente, a fuga daquele mundo no qual estão condicionados a viver e morrer. O que poderia parecer clichê acaba se tornando algo maior, já que o espectador realmente cria um vínculo forte com tudo que se passa ali, desde os clientes, anfitriões e com a equipe que faz aquele mundo funcionar. A HBO acertou bem, mas infelizmente a próxima temporada vai demorar ainda, porém não esperamos menos da próxima história de Ford "Hannibal".


6º LUGAR

Por Lucas Ferreira

"Nossa, isso é tão Black Mirror!!!". Talvez você tenha ouvido ou visto esta frase trocentas vezes só este ano. Acontece que uma das séries que mais deu o que falar em 2016 (e uma das que mais gerou memes…) foi a antológica Black Mirror. A série já está no ar desde 2011, no entanto, foi a partir de sua terceira temporada produzida pela Netflix que ela caiu no gosto popular e se tornou assunto dentro e fora das redes sociais. Trazendo seis episódios independentes entre si, que refletem a maneira como os avanços tecnológicos afetam os indivíduos e a sociedade, a terceira temporada de Black Mirror teve seus episódios estrelados por nomes como Bryce Dallas Howard, Kelly Macdonald, Alice Eve, Gugu Mbatha-Raw, Mackenzie Davis e Benedict Wong. Está aí mais uma série que merece sua atenção e que vale a pena fazer maratona.


7º LUGAR

Por Raiza Campos

Qual a chance da dupla Shonda & Viola ficarem de fora desta lista? Nenhuma mesmo! A série exibiu nove episódios de sua terceira temporada e voltará em janeiro para finalizá-la. Desde de o início já sabíamos que haveria mais algum desfecho avassalador nesta temporada, mas se para alguns o enredo se perdeu, o último episódio foi o ponto de virada que veio com a promessa de renovar o fôlego de quem andou desacreditado. Além de atuações interessantes e situações inesperadas, a trajetória trouxe o amadurecimento e entrosamento dos atores mais jovens, que entraram de vez no clima e fazem com que quem assiste se aprofunde naquele universo repleto dos mais variados dramas. A verdade é que ainda há muita história para ser contada e que é muito provável que How to Get Away with Murder apareça entre as melhores por aqui novamente.


8º LUGAR

Por Celso Landolfi

Narcos não teve um segundo ano tão bom quanto o primeiro, e isso se deu pelo fato de contarem com muita pressa a história de Pablo Escobar na primeira temporada, sobrando pouco para a segunda, pois a fuga da Catedral já inicia a derrocada do Patrón. Ainda assim, a série apresentou uma história que conseguiu entreter a maior parte dos espectadores até o final, e muito se deve à atuação e carisma de Wagner Moura, que deu uma face mais humana possível ao notório narcotraficante colombiano. Os episódios finais conseguiram dar uma carga de emoção forte para concluir o auge "realismo mágico" que essa história propunha. O que será de Narcos sem Wagner Moura eu não sei, mas será difícil manter o mesmo nível, pois o pessoal de Cali não tem o mesmo carisma do chefão de Medellín. Narcos pode não receber o mesmo reconhecimento que teve em seu primeiro ano, mas não deixou de ser um produto de qualidade entre as séries de 2016.


9º LUGAR

Por Eduardo Silva

Uma das mais gratas surpresas da temporada chegou de mansinho e tomou o coração do público de assalto. Já no promo, This Is Us prometia um história terna e emocionante. E ao estrear, confirmou a previsão. No episódio piloto somos apresentados à Rebecca e Jack Pearson, um jovem e apaixonado casal que está prestes a trazer ao mundo trigêmeos. No passar dos episódios, acompanhamos a vida da família Pearson não apenas pelo ponto de vista de Rebecca e Jack, mas também de seus filhos Kate, Kevin e Randall. This Is Us nos brinda todas as semanas com episódios simples, que em nenhum momento buscam reinventar a roda e nem ousar. E ao utilizar o recurso de trabalhar com duas linhas temporais, consegue fazer o espectador imergir na trama e, ao mesmo tempo, nos deixar curiosos e emocionalmente envolvidos com a história. Em tempos de tanta coisa ruim chegando à TV e ao cinema, This Is Us é um alento, uma série que aquece o coração e faz transbordar pelos olhos, e por isso entra com méritos nesta lista das melhores séries do ano.


10º LUGAR

Por Márcio Zanon

Depois de três temporadas um tanto quanto problemáticas, American Horror Story voltou a ser uma ótima história de horror como vimos em seus dois primeiros anos. Baseado no Mistério de Roanoke, onde 117 pessoas desapareceram sem deixar rastros, a temporada é tratada em três arcos: no primeiro, vemos ser tratada na forma de ficção a história de quatro sobreviventes de uma região assombrada; No segundo, a volta dos sobreviventes a este lugar, além dos atores que os interpretavam, e o grande plot twist de que tudo aquilo que eles contavam era real; no terceiro e último arco, a finalização com apenas a única pessoa que viveu para contar história depois de muito susto e sangue. O que faz essa temporada tão mais interessante é a volta do imprevisível. Você nunca sabe o que vai acontecer a seguir, quem pode morrer ou o que se passou de verdade na vida das personagens. É tudo muito bem construído, desde a ameaça até a o cenário em que se passa. O maior problema da série é a personagem que sobrevive no fim... Na verdade, a atriz. Ela deveria segurar uma carga emocional e de crescimento por todos os dez episódios, como se fosse Lana Winters na segunda temporada, mas isso não acontece devido à própria atriz, que não soube nos passar esse tipo de sentimento no final. Roanoke é, de longe, uma das duas melhores temporadas da série e possivelmente uma das melhores do ano.


11º LUGAR

Por Luísa Ribeiro

Depois de Marvel's Daredevil e Marvel's Jessica Jones, chega a nós mais um grande sucesso do universo Marvel nas séries. Marvel's Luke Cage com certeza foi muito esperada pelos fãs, que tiveram um aperitivo do herói em algumas cenas com a Jessica no seriado da mesma. Agora, o homem indestrutível ganhou, graças a nossa adorada Netflix, seu próprio show, nos dando assim a oportunidade de conhecê-lo melhor. Assim como as outras, é uma série que merece ser vista, possui uma trilha sonora composta pelo melhor que há da black music e personagens incríveis – além de alguns já conhecidos de outras produções, o que nos anima ainda mais, confirmando que tudo está interligado. O enredo é dinâmico, torando fácil fazer uma maratona da série, e Luke Cage é, por mais que tente o contrário, muito carismático. Seu caráter gentil e sua coragem o tornam um personagem emblemático, além de quebrar os estereótipos do típico super-herói. É uma série que faz rir, emocionar e traz uma importante reflexão sobre os atuais valores da sociedade. Aguardamos ansiosamente a segunda temporada. Se você ainda não viu, não perca mais tempo.


12º LUGAR

Por Iuri Mendes

The Crown entra na nossa lista porque, apesar de ser uma série baseada em fatos reais, traz um olhar totalmente diferente da Rainha Elizabeth e do Palácio de Buckingham. Claire Foy entrega uma ingenuidade de quem de repente tem o maior cargo em uma monarquia, mas que se mostra forte o bastante para tomar decisões difíceis e ao mesmo tempo despreparada. O dilema com o marido e com a irmã são pontos interessantes e bem trabalhados durante a temporada. A grande produção da Netflix é refletida em figurinos esplêndidos e uma fotografia fenomenal. Com dez episódios, The Crown entrega uma história redonda e que deixa espaço para que muitos caminhos sejam seguidos. Os coadjuvantes fazem um belo trabalho e participam bem da história, então não pense que a série é algo biográfico e que segue somente a rainha. Há vários problemas na grande Londres daquela época e alguns deles são bem abordados durante os dez episódios, como, por exemplo, o conservadorismo e o episódio da névoa que cobriu a cidade. Com algumas temporadas já prometidas, The Crown merece o destaque que ganhou na mídia e, sem sombra de dúvidas, faz parte das melhores do ano de 2016.


***

Pronto! Essa foi a escolha dos colaboradores do LoGGado. A votação foi bem apertada. Com certeza você deve achar que faltou algo ou que alguma não merecia estar aí, e é isso que queremos saber! Diga para nós o que concorda e o que discorda de nossa lista. Monte a sua também aí nos comentários e até a próxima!!
Séries 1556629046669069285

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item